ABERTA SELEÇÕES PARA ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO CLÍNICO GRATUITO PARA A COMUNIDADE

ABERTA SELEÇÕES PARA ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO CLÍNICO GRATUITO PARA A COMUNIDADE

O curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica do #ICG é uma especialização lato sensu 100% presencial. Proporciona aos alunos uma formação crítica e reflexiva sobre as interfaces dos problemas de aprendizagem. O especialista com esta formação poderá atuar no mercado de trabalho em instituições públicas ou privadas, projetos sociais, salas de recursos, equipe de apoio à inclusão, ações pedagógicas, na mediação de conflitos, na identificação e orientação sobre os diversos contextos que permeiam as dificuldades e potencialização da aprendizagem.

A partir dos conhecimentos adquiridos no curso, o profissional estará apto a realizar avaliação psicopedagógica, elaborar diagnóstico e preparar um plano de intervenção para indivíduos que apresentem dificuldades de aprendizado. Os conceitos abordados ao longo da especialização contribuem para os acadêmicos compreenderam como ocorrerá a construção do conhecimento no ambiente educacional.

A Psicopedagogia no ICG tem um diferencial no mercado, pois abre espaço para o estágio clínico em suas dependências com os seguintes recursos:

  • BIBLIOTECA COM LIVROS DA ÁREA DE PESQUISA;
  • MATERIAL DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA;
  • PLANTÃO DE SUPERVISÃO;
  • OFICINA DE AVALIAÇÃO PSICOMOTORA

O estágio supervisionado do curso de especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional visa oportunizar o desenvolvimento da prática psicopedagógica, enfatizando as singularidades e potencialidades do ensino e aprendizagem no âmbito clínico.

Para se submeter à avaliação psicopedagógica, o ICG faz uma divulgação prévia, onde famílias são encaminhadas ou indicadas à participarem do projeto de estágio supervisionado. Participam então de um cadastro e após da entrevista inicial. O caso da criança ou adolescente á analisado e caso esteja dentro do perfil psicopedagógico, a família é convidada de forma gratuita a participar do estágio. O atendimento a criança/adolescente é realizado por estagiários (as) com a autorização dos pais, formalizada pelo TCLE (Termo de Consentimento e Livre Esclarecimento), sob a orientação e supervisão da supervisora psicopedagógica.

Nesta etapa, os estagiários utilizam os instrumentos específicos da área psicopedagógica clínica, realizando visitas às escolas, utilizam materiais de outras áreas, para assim correlacionarem às teorias estudadas com a prática do estágio.

Os resultados obtidos durante as etapas da avaliação psicopedagógica, possibilitarão a compreensão da queixa relacionada ao atendente, configurando-se no informe psicopedagógico clínico.

A avaliação psicopedagógica será concluída com a elaboração do “informe psicopedagógico”, que será apresentado aos pais e a escola no momento de devolutivas, com a realização de orientações e sugestões para positivar o trabalho com a criança, no âmbito familiar e escolar, visando à dissolução e/ou minimização das dificuldades evidenciadas na avaliação.

A Psicopedagogia Institucional e Clínica é um dos destaques do ICG. Único curso do Estado com estágio e recursos para atendimento dentro da instituição.

O ICG está com inscrições abertas para o atendimento psicopedagógico. Participe!

  • Para se inscrever, basta ligar, das 13h às 21h, em nosso número (62) 3224-8931/ 32872466. O atendimento é totalmente gratuito.
  • A seleção ocorrerá no mês de abril, com data a ser agendada. O CONVITE PARA A ENTREVISTA E SELEÇÃO, SERÁ FEITO PELO TELEFONE , às famílias previamente inscritas.

    O ICG está em novo endereço:

    Rua São Bartolomeu Qd. 34 Lts. 08 e 09, Jardim Planalto – Goiânia/Goiás – CEP: 74333-260
    Telefone: (62) 3224 – 8931 / 3287 – 2466
    Horário de atendimento: das 13 às 22h

Professora Sandra Isabel Chaves

Diretora do ICG Instituto da Consciência.