Da teoria à pratica: Estágio Supervisionado, uma ferramenta do aprender

Portrait enthusiastic mixed race teen girl reading aloud during lesson with her female teacher -da teoria à pratica: estágio supervisionado, uma ferramenta do aprender
Portrait of enthusiastic mixed race teen girl reading aloud during a lesson with her female teacher at home. Homeschooling and distance education concept

O estágio supervisionado é uma etapa valiosa para o processo de formação e ambientação no universo educacional. A assimilação do que é estudado e a vivência no âmbito escolar constitui-se numa fase importante e imprescindível para a completa formação dos futuros profissionais.

Com o objetivo de vivenciar o cotidiano educacional na prática e elaborarmos o relatório de estágio, utilizamos como aporte teórico LDB (1996), Ostetto (2008) e MONTEIRO (2013).

O Estágio Supervisionado é previsto por Lei, e em 2008 foi sancionada a Lei n° 11.788 que definiu responsabilidades e trouxe maior segurança ao desenvolvimento do estágio, permitindo assim melhor aprendizado e interação nos ambientes de aprendizagem.

Em se tratando de cursos da Educação, os docentes do Instituto da Consciência elaboraram um material riquíssimo para seus alunos irem a campo com atividades que vão desde a observação da escola, caracterização da instituição, análise do PPP, observação das aulas ministradas na educação infantil e ensino fundamental I.

Neste processo de análise de campo, cabe neste momento ao aluno estagiário, compreender os processos que acontecem no ambiente escolar,  fazer as anotações necessárias para entender como se dá todo o movimento de ensino e aprendizagem neste espaço. Além de poder visualizar aspectos físicos e estruturais, o aluno tem condições de analisar as questões relacionais entre aluno, professor e grupo gestor da Instituição no que tange aspectos da  afetividade e também de autoridade existente na comunidade escolar.

Neste vies, Ostetto (2008, p.128-129), reitera que;

O estágio curricular deve ser encarado como uma jornada rumo a si mesmo. Porquê? Porque, quando a estagiária entra em contato com a instituição educativa, descortina-se à sua frente um contexto de relações tão complexas e específicas que a empurram para si mesma. Isso não se dá no sentido de isolá-la, de deixá-la só; ao contrário: ao entrar em contato com o outro, o docente – instituição, crianças, educadores, profissionais em geral.

Diante das reflexões, bem como das observações e perguntas pertinentes ao universo educacional feitas a equipe, buscamos ampliar nosso conhecimento e entender as dificuldades, satisfações vivenciadas pelo docente e as ferramentas utilizadas na construção do conhecimento pelo educando.

Tendo em mãos essas informações, o aluno tem juntamente com o seu professor orientador, agora em sala na faculdade de forma presencial, condições de embasar teóricamente o que foi coletado em campo.  Agora somamos os conteúdos programáticos do curso com a experiência em campo e uma análise de refenciais teóricos, construímos um material único de estudo de caso, no qual de forma autoral, cada aluno tem representado todo o trabalho realizado e este serve também de referência para outras turmas que ainda viverão este processo.

O ICG Instituto da Consciencia com seu trabalho de excelência,  tem em sua matriz curricular o Estágio Supervisionado em vários de seus cursos. Ciente da sua importância na formação de seus alunos, tem uma proposta de os assistir do início ao fim desse processo com aulas teóricas e acompanhamento supervisionado presencial como suporte para que o aprendizado se dê de forma eficaz, e que terminado o curso , o aluno tenha todo conhecimento necessário para ser um excelente profissional.

Eu, professora Carla Emanuelle me coloco à sua disposição para ajudá-lo nesse trabalho tão importante e enriquecedor. Deixo aqui algumas sugestões de estudo  para você que quer saber mais sobre o assunto. Abraços pensantes!

Artigo Recomendados:

 A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS de Izabel Cristina SCALABRIN  e Adriana Maria Corder MOLINARI, revistaunar.com.br/…/vol7_n1_2013/3_a_importancia_da_pratica_estagio.pdf

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR Gilberto Januario1 – UnG/SEESP www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/…

 

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSOSRES CHAVES, Isabelle C. Gutierrez belle_gut@hotmail.com RODRIGUES, Jéssica Salomão jhe.salomao@hotmail.com SILVA, Ana Paula Brito paulynhabritto@hotmail.com Universidade Estadual de Maringá Formação de professores e intervenção pedagógica www.ppe.uem.br/semanadepedagogia/2012/pdf/T2/T2-003.pdf 

Pós -Garduações do ICG com prática de Estágio:

Supervisora de Estágio do ICG

Profa Carla Emanuelle Souza da Rocha

Profa Sandra Isabel Chaves

Diretora do ICG e Coordenadora das Pós-Graduações

publicado
Categorizado como Destaque