FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA QUANTOS ANOS DE FACULDADE?

EM TEMPOS DE DESEMPREGO, TORNAR-SE PEDAGOGO(A) TEM SE MOSTRADO UMA ÓTIMA OPÇÃO. MAS, ANTES É PRECISO SABER: PARA SE FORMAR EM PEDAGOGIA QUANTOS ANOS DE FACULDADE SÃO NECESSÁRIOS?

A Pedagogia está em alta. O mercado profissional para pedagogos nunca foi tão promissor. Para começar, o curso de Pedagogia é o segundo mais procurado por alunos que buscam uma formação superior. É o que mostram os números apresentados pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação) em 2017. Além disto, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 2015, o mercado absorve mais de 90% dos profissionais que optam por trabalhar na Educação.

O curso de Pedagogia dura, em média, quatro anos. Trata-se de uma formação extremamente importante, pois capacita profissionais que irão atuar tanto no ensino infantil, como fundamental, além de gestores educacionais. São os pedagogos que são responsáveis por formar a base de conhecimento das gerações futuras.

A carga horária mínima para o curso de Pedagogia, regulamentada pelo MEC, é de 3.200 horas. Deste total, 2.800 horas devem ser dedicadas às atividades em sala aula, pesquisas, consulta a bibliotecas e centros de documentação, visitas a instituições educacionais e culturais, atividades práticas e participação em grupos de estudos.

As outras 400 horas restantes são divididas entre 300 de estágio supervisionado obrigatório e 100 horas em atividades de interesse específico dos alunos, como iniciação científica, extensão e monitoria.

Grade curricular do curso de Pedagogia

Veja abaixo algumas das principais disciplinas da formação em Pedagogia, presentes tanto nos cursos de licenciatura como no bacharelado:

• História da Educação
  • Psicologia da Educação
  • Sociologia da Educação
  • Filosofia da Educação
  • Estrutura e Organização do Sistema Educacional
  • Gestão da Educação
  • Didática
  • Alfabetização e Letramento
  • Metodologia de Ensino das Matérias da Educação Básica (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais)
  • Literatura Infantil
  • Técnicas de Avaliação da Aprendizagem
  • Coordenação do Trabalho na Escola
  • Política e Organização da Educação Básica
  • Onde estudar Pedagogia

Existem muitas instituições que oferecem o curso de Pedagogia. Trata-se de uma das graduações com maior quantidade oferta por todo o Brasil. Mas, diante de tantas opções, como fazer para escolher a melhor?

Evidentemente, alguns fatores pesam muito no momento da decisão, como a comodidade da distância, a questão financeira etc. Contudo, há um critério indispensável que deve ser levado obrigatoriamente em conta: se a instituição tem o seu curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

A Faculdade ICG recebeu em fevereiro de 2017, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação – MEC, por meio da Portaria Nº 130, de 21 de fevereiro de 2017, a autorização para funcionamento do Curso Superior de Pedagogia (Licenciatura).

Pedagogia na Faculdade ICG

O curso de Pedagogia da Faculdade ICG tem importantes diferenciais que tornam a formação singular em âmbito nacional. Entre eles:

• Atendimento educacional humano e personalizado;
  • Atenção especial à escrita e interpretação de texto;
  • Importantes parcerias para acesso ao estágio remunerado a partir do primeiro semestre;
  • Excelente estrutura física adequada ao ensino da Pedagogia;
  • Biblioteca completa e moderno laboratório de informática.

Venha para a Faculdade ICG. PEDAGOGIA É AQUI!

VESTIBULAR PEDAGOGIA 2018/1 – diariamente das 8 às 19h.

• Mercado de trabalho garantido – 90% de empregabilidade;
  • Parcerias para ESTÁGIO REMUNERADO a partir do 1º semestre;
  • Instituição credenciada para BOLSA UNIVERSITÁRIA da OVG;
  • Dois vestibulandos junstos pagam UMA SÓ INSCRIÇÃO;
  • Aqui você usa sua nota do ENEM.

(62)3224-8931 / (62)3287-2466 / WhatsApp: (62)98267-9558

Navegue pelo o Blog da Faculdade ICG e veja mais artigos como PEDAGOGIA QUANTOS ANOS DE FACULDADE?