A GESTÃO DA QUALIDADE E A FEIRA DO EMPREENDEDOR DA FACULDADE ICG.

A Gestão da Qualidade é dinâmica. Nada mais coerente que esta constatação, afirmada e reafirmada durante as aulas da disciplina Gestão da qualidade, aos alunos do curso de Administração, como também, aos alunos do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade ICG, desde a aula inaugural.

Isso posto que, conforme afirma PALADINI (2018)1 , qualidade é uma noção que tem por subsídios elementos em constante mudança ao longo do tempo e, em alguns momentos, de forma destacada. Deste modo, também devemos considerar que ao definir conceitos não equivocados de qualidade – lembrando que qualidade também é um termo de domínio público e com frequência é entendida de forma incorreta – há de se considerar seus aspectos temporais e espaciais. Ou seja, ao definir qualidade corretamente e sua aplicação, precisamos considerar a época e o local em que se aplicará tal conceito.

Dito isso, no momento da necessidade de conceituação de qualidade e sua aplicação, para fins do momento e fim deste artigo jornalístico- opinativo, a de anunciar a realização da Feira do Empreendedor, entre os dia 22 e 23 de maio de 2019, nas dependências da Faculdade ICG, na região sudoeste de Goiânia, estado de Goiás.

A Feira do Empreendedor, tem como desafio aproximar a comunidade acadêmica da Faculdade ICG e a comunidade local, em suas mais variadas formas possíveis de interação entre a academia e sociedade. Neste contexto temporal e espacial, podemos então conceituar qualidade como a cultura de soluções viáveis a problemas reais de atividades organizacionais e empreendedoras.

Uma vez que temos a qualidade devidamente conceituada, há de se pensar na aplicação deste conceito. Para tanto podemos instigar a comunidade acadêmica a aplicar este conceito de qualidade em organizações dos mais variados setores da economia local e de forma empreendedora, apresentando os resultados deste processo a comunidade na execução do projeto Feira do Empreendedor.

Estas soluções podem variar desde a estratégia à otimização dos processos das organizações, assim como, das iniciativas empreendedoras. Note que temos as organizações desde sua fase de planejamento (iniciativas empreendedoras), antes mesmo do início de sua atividade, como também, de organizações em pleno funcionamento. Também devemos considerar o escopo da qualidade, aplicável tanto a produtos quanto a serviços.

Os métodos e estruturas da gestão da qualidade se tornam então úteis a comunidade acadêmica para que atinja resultados mais consistentes, ou seja, possa ajustar os produtos e serviços a demanda que pretende satisfazer, tanto dos projetos de empreendorismo ainda em fase de gestação, quanto das organizações já em atuação no mercado.

São exemplos de atuação da gestão da qualidade para fins de compartilhamento do conhecimento na Feira do Empreendedor do ICG:

  • Ações de planejamento da qualidade;
  • Desenvolvimento de programas de gestão da qualidade;
  • Criação de Sistemas de Controle da Qualidade;
  • Propostas de intervenção nos processos de produção de produtos e prestação de serviços.

 

Cada um desses exemplos congrega uma gama significativa de possibilidades de atuação que, se subdivididas, possibilitam melhorias ainda mais pontuais. Assim, esta lista de exemplo não pretende esgotar as possibilidades de atuação, mas somente exemplificar algumas atividades características a área. Outras áreas de atuação também merecem a nossa atenção. Principalmente, as voltadas a qualidade de projetos – que se preza a avaliar como os requisitos do mercado estão sendo atendidos pelas especificações de projeto – e a gestão da qualidade ambiental – que envolve vários aspectos relacionados a gestão de riscos ambientais e a sustentabilidade.

Assim, o que se espera é que a gestão da qualidade colabore para que a comunidade acadêmica entregue valor a comunidade local presente a Feira do Empreendedor.

 

Vinicius Sobreira Braga, Administrador, Servidor Público Federal, Mestre em Administração Pública, Especialista em Gestão de Tecnologias de Negócio e Gestão de Tecnologias da Informação. Atua como Professor da Disciplina Gestão da Qualidade na Faculdade ICG e na Especialização da Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas de Goiás.

Referências

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2018.