INTELIGÊNCIA POSITIVA E AS CAPACIDADES INTERPESSOAIS – TEMA DO XVI SEMINÁRIO

Quando se fala a respeito de promoção da saúde psíquica, o que há de mais novo em termos de prevenção é a aplicação de técnicas da Psicologia Positiva. Em um cenário em que são cada vez mais comuns distúrbios emocionais e de ordem psicológica, como o da Síndrome de Burnout, de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, precisamos reavaliar o cuidado com a integridade psicoemocional de cada indivíduo.

Enquanto a Psicologia tradicional tem como foco o tratamento de doenças psicológicas, em contrapartida, a Psicologia Positiva trabalha com a prevenção, tendo como principal objetivo despertar traços positivos do ser humano e das instituições. Em suma, a proposta da psicologia positiva é adotar um posicionamento mais apreciativo dos potenciais, da capacidade e motivação do indivíduo, buscando compreensão de eventos psicológicos como otimismo, altruísmo, esperança, alegria, satisfação para prevenção e investigação da depressão, ansiedade, angústia e agressividade.

O resultado prático pretendido pela Psicologia Positiva é a conquista da chamada felicidade. O que significaria uma vivência onde o indivíduo é equilibrado, correlaciona-se bem com a felicidade, goza de estabilidade emocional (o que comprova uma inteligência social mais elevada), tudo isto em colaboração para seu bom relacionamento com outras pessoas tanto no âmbito pessoal como profissional.

Todos as pessoas buscam à sua maneira serem felizes, mas o que chamamos de felicidade é na realidade um conjunto de circunstâncias e não algo único e isolado. Perseguir cegamente a felicidade é um erro que muitos cometem. A Psicologia Positiva propôs-se a estudar o que seria então a chamada “felicidade autêntica”, chegar a teoria do “bem-estar” e do “florescimento”. A seguir, falaremos sobre seis conceitos que ajudam a entender melhor o que é Psicologia Positiva e como aplicá-la à vida cotidiana.

EMOÇÕES POSITIVAS

Pesquisas em Psicologia Positiva apontam que emoções como esperança, otimismo, engajamento, entre outras, não apenas garantem um bem-estar momentâneo. Mas são essenciais na boa manutenção dos nossos recursos interiores.

ENGAJAMENTO

O ser humano tem necessidade de estar envolvido com algo. Descobrir aquilo que se tem vocação para fazer é uma porta para o sucesso. Quantas pessoas sofrem emoções negativas por estar exercendo atividades que não trazem nenhum prazer a elas além da renda?

RELACIONAMENTOS POSITIVOS

Desenvolver relacionamentos positivos é uma das chaves para atingirmos objetivos. Naturalmente pessoas se unem a grupos sociais que possuem as mesmas afinidades, mas existem muitos casos de relacionamentos que causam prejuízos. Uma boa amizade é aquela que permite ambas as partes experienciarem emoções positivas, se engajarem em algo, trazer significado e realização.

SIGNIFICADO

Todos necessitamos estar envolvidas com algo maior que nós mesmos. Ter um propósito. Uma crença ou filosofia. Algo que traga sentido à vida. Sem um significado maior para a vida estamos suscetíveis a estados emocionais negativos como tédio, ansiedade, procrastinação e até mesmo a depressão.

REALIZAÇÃO

Quando alcançamos algo, uma meta concreta, isso fica registrado em nosso cérebro como uma capacidade que temos de atingir objetivos. Assim como sabotar os próprios sonhos, deixando de fazer algo importante, deixa registrado que somos auto sabotadores e isso diminui a autoconfiança e autoestima.

As instituições educacionais são consideradas fundamentais e privilegiadas para a promoção do bem-estar, não só na comunidade escolar mas também na sociedade em geral. A Educação Positiva tem por objetivo não só o desempenho acadêmico, mas também as capacidades interpessoais necessárias ao sucesso dos relacionamentos.

Aprenda mais sobre esta abordagem dia 17/10 aqui na Faculdade ICG, participando do XVI Seminário Multidisciplinar. Você é nosso convidado!

Mais informações:http://bit.ly/XVISeminarioMultidisciplinar