Tendência na educação: o que podemos esperar nos próximos anos

O modo como se concebe o processo de ensino é ancorado pela concepção de como se concebe a aprendizagem. A compreensão desse processo tem mudado nos últimos dez anos deslocando o foco do ensinar para o aprender, o que implica voltar a atenção para o principal ator envolvido nesse processo: o aluno.

Em todas as tendências identificadas para a educação para os próximos anos, o protagonismo do estudante se apresenta como uma constante, consolidando assim a mudança nos papéis assumidos em sala de aula para que a aprendizagem ocorra de forma mais efetiva. Tais mudanças incidem sobre movimentos metodológicos necessários para adaptar a escola e o ensino às necessidades dos alunos na atualidade.

Vale destacar que se trata de movimento singular de cada instituição, uma vez que cada contexto e cada realidade exige uma configuração ímpar. Por isso é de suma importância a experiência e o preparo de um Gestor Educacional, esse profissional visa atender a crescente demanda de formação e atualização de profissionais para o gerenciamento e a administração de instituições do ensino público e/ou privado.

Conheça o nosso MBA emGestão Empresarial e Educacional e baixe também nosso portfólio!

A seguir, observe as principais tendências para a educação no Brasil e no mundo, apresentando as possibilidades metodológicas de organização do ensino e da aprendizagem, de modo que essa experiência, cada vez mais, faça sentido para a vida dos estudantes da atualidade, os quais têm a chance de vivenciar uma nova experiência com a informação e o conhecimento por meio das novas tecnologias.

Tendências para a educação
via fiesc

O aumento do investimento em tecnologias no processo educacional tem trazido, nos últimos anos, enormes avanços na medida em que extrapolou as possibilidades de educação a distância e acesso à internet, permitindo individualizar a seleção de atividades a partir do modo de aprender de cada estudante, oferecer conteúdo revisados e adaptados às necessidades de cada um, e evidenciar a necessidade de ter dados e recursos educacionais abertos.