Papel do professor na formação do aluno – ICG Instituto da Consciência

Papel do professor na formação do aluno

No papel de educador (professor) é fundamental que, ao se tratar da formação da cidadania do indivíduo, em especial do aluno, considerar como requisito principal a participação efetiva na construção do projeto pedagógico da escola. Partindo desse princípio o educador, na responsabilidade da formação moral e de valores do aluno, deve estar empenhado em apresentar um conhecimento crítico do que está sendo desenvolvido no trabalho em grupo de forma que venha somar na prática pedagógica.

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Ao se referir à educação moral, o ideal é que ocorra uma reflexão por parte de todos, visto que não há como ter educação sem reflexão. A formação de valores, hábitos que o indivíduo terá como base por toda a sua vida, em conjunto com a criação familiar, é adquirida em sua maior parte na Educação Infantil. Baseado nessa colocação surge a necessidade de alertar os educadores da educação infantil, visto que esses são responsáveis em grande parte pelo processo educacional de valores da criança na fase inicial de sua vida.

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É de ressaltar que tal colocação, em relação à educação infantil, não quer dizer que educadores voltados para as demais fases do ensino não são responsáveis pela formação moral do aluno. Pelo contrário, a formação de valores de indivíduo é por toda vida, porém é na fase infantil que são formadas as bases de uma boa educação.

Todo indivíduo, em especial o aluno, necessita de bases morais bem definidas de forma que saiba como proceder ao se deparar com pequenos ou grandes problemas, questionando o que não lhe é aceito e nem aceite tudo o que lhe é colocado.

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É de extrema importância que todo educador tenha a consciência de transmitir princípios para seus alunos, visto que esses serão norteadores de sua própria vida, inclusive colocando seu ponto de vista diante de uma determinada situação. Baseado na importância que os educadores e, consequentemente, a escola tem na formação educacional de valores dos seus alunos, segue uma questão para reflexão, bem como para contribuição da formação da cidadania:

Será que as escolas em que exercemos a função de educador tem a preocupação de educar cidadãos, passando os reais valores que necessitam?

Assim, cabe ao professor:

Fontes Educação Integral e Brasil Escola com informações da assessoria de comunicação do ICG.