Pedagogia quanto ganha um profissional desta área?

Uma dúvida sempre surge quando se pensa na educação como mercado: na pedagogia quanto ganha um profissional? Este é um dos ofícios mais antigos que existem. Mas árdua profissão, cercada de desafios, também é carregada de estereótipos como, por exemplo, o do educador que, via de regra, é mal remunerado.

 

Conheça nosso novo curso de pedagogia!

 

 

Mercado de trabalho promissor!

O mercado de trabalho para a pedagogia é amplo e vai muito além das escolas de ensino fundamental e médio. Quem se forma em Pedagogia pode trabalhar em segmentos como:
Instituições de Ensino: professor até o 5º ano, supervisor, psicopedagogo, coordenador/orientador pedagógico ou diretor;
Órgãos públicos: municipais, estaduais ou federais, planejando, fiscalizando e coordenando programas e políticas públicas educacionais;
Empresas privadas: Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento, Responsabilidade Social, etc;
ONGs: desenvolvendo e coordenando programas sociais e educativos;
Instituições de Saúde: aprendizagem, recreação e apoio emocional de crianças e adolescentes em tratamento;
Indústria de brinquedos: pesquisa, consultoria, análise e produção de brinquedos, classificação de faixa etária;
Cultura: atividades educativas em museus, bibliotecas, brinquedotecas, centros culturais e recreativos;
Mídia e Editoras: elaborando e analisando conteúdos para o público infantil, programas educacionais, livros infantis, didáticos e paradidáticos.

 

Leia também:
Educação e inclusão ao deficiente visual
Aperfeiçoamento: uma necessidade constante
Educação Infantil: cada vez mais esse profissional será requerido

 

Média salarial

No site do Sine encontramos a resposta à pergunta: pedagogia quanto ganha um professor? Observe a tabela conforme nível de instrução e experiência:

Pedagogia quanto ganha tabela sine

Pedagogia quanto ganha: piso salarial dos professores

Em janeiro de 2017, o ministro da Educação, Mendonça Filho, informou reajuste de 7,64% no salário-base dos professores. O piso passou de R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80. Segundo o Ministério da Educação, o valor deve ser pago a docentes com formação de nível médio e atuação em escolas públicas com 40 horas de trabalho semanais.
A seguir, veja um infográfico com a progressão de salário dos professores ao longo dos últimos anos. Pedagogia quanto ganha um profissional:

 

Pedagogia quanto ganha piso salarial professores