Responsabilidade Socioambiental - ICG Instituto da Consciência

Responsabilidade Socioambiental

Política Ambiental

As políticas ambientais servem para minimizar os impactos ambientais gerados pelo crescimento econômico e urbano. As políticas são, portanto, importantes instrumentos para a garantia de um futuro com desenvolvimento e preservação ambiental. Elas também são fundamentais para o combate ao aquecimento global do planeta (verificado nas últimas décadas), redução significativa da poluição ambiental (ar, rios, solo e oceanos) e melhoria na qualidade de vida das pessoas (principalmente dos grandes centros urbanos).

Ações Sustentáveis do ICG

  • Coleta da água da chuva e abastecimento de água para uso em todos os banheiros da instituição;
  • Caixa de coleta para o reabastecimento do lençol freático;
  • Área permeável, potencializando a qualidade ambiental;
  • Planejamento para iluminação e ventilação natural, reduzindo o uso de energia e ar condicionado;
  • Coleta seletiva de lixo;
  • Reaproveitamento do papel rascunho;
  • Reservatório para coleta de águas das chuvas;
  • Energia 100% fotovoltaica.

Política Social

A política social tem se apresentado como fundamental para o “bem-estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais. Visando contribuir para o desenvolvimento deste bem-estar e espírito de cooperação, o Instituto Consciência GO lançou em 2013 o projeto social “Arrecadando e Doando Solidariedade”, cujo enfoque principal é o envolvimento dos discentes e docentes em benefício de instituições filantrópicas. O foco é a arrecadação de livros literários, brinquedos e roupas. O objetivo é mobilizar docentes e discentes do ICG em uma ação social que irá colaborar com instituições filantrópicas previamente cadastradas, visando auxiliá-las a cumprir o seu papel social. As doações são realizadas às instituições beneficiadas, duas vezes ao ano, sempre na primeira semana do mês seguinte aos seminários. A Comissão Coordenadora do projeto é composta pela diretoria da instituição, docentes e discentes, responsáveis pelo desenvolvimento das etapas do projeto e escolha da entidade a ser beneficiada.

 

Selo de Instituição Socialmente Responsável

O ICG Instituto da Consciência sempre se preocupou com o bem-estar e o futuro de todos. Não poderia ser diferente, já que a instituição tem difundido, a começar pelo próprio nome o princípio da consciência. Ser consciente, significa, antes de tudo, fazer uso dos recursos naturais de forma a contribuir para a preservação ambiental; também diz respeito ao olhar empático em direção ao próximo e à execução constante de ações que melhorem a vida na perspectiva da coletividade.

Em face das diversas iniciativas tomadas ao longo dos últimos anos, o ICG recebeu em 2017 e em 2018 um reconhecimento em âmbito nacional. Trata-se da certificação com o Selo de Instituição Socialmente Responsável por parte da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES. A premiação foi concedida, tendo em vista, em especial, as atividades dos Seminários Multidisciplinares realizadosanualmente.

Mas o que podemos entender por Responsabilidade Social? É um valor de uma empresa privada que, de forma voluntária, adota posturas, comportamentos e ações que promovem o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática espontânea e não compreende ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos. O foco da Responsabilidade Social é sempre a promoção do bem-estar coletivo, ou seja, da comunidade em geral.

Nós do ICG Instituto da Consciênciatemos muito orgulho dos projetos que realizamos para promover o bem-estar de nossa comunidade. O Projeto “Doando e Arrecadando Solidariedade” é um exemplo de ação que nos enche de alegria. Ao logo de suas edições, a iniciativa já arrecadou milhares de unidades de roupas, alimentos, livros e brinquedos doados a instituições de caráter filantrópico, tais como “Paroquia Jesus Maria José”, “Creche Dona Judith”, “Centro de Educação Santa Luzia”, “Comunidade Terapêutica Beth Shalom”, entre outras.

Nossa preocupação socioambiental está refletida, inclusive, em nossa estrutura, onde contamos com coleta de lixo reciclável, uso maximizado de luz solar, política de economia de energia e recursos e locais para escoamento e captação de água das chuvas.

O ICGInstituto da Consciência sente-se honrado com o recebimento do Selo de Instituição Socialmente Responsável. Contudo, reconhecemos que este é um compromisso que deve ser contínuo e intrínseco a nossos valores e princípios. Estamos certos de que este trabalho deve continuar em uma crescente e, assim, gerarmos um impacto ainda maior em nossa sociedade. Continue contribuindo com nossas ações. Participe das muitas iniciativas que ainda virão.