BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) POR FABIANE DE OLIVEIRA

 

Meu nome é Fabiane de Oliveira Cordeiro, sou pedagoga, especialista em Psicopedagogia e mestre em educação. Hoje vamos falar de um assunto muito falado na educação atualmente: a Base Nacional Comum Curricular ou como todos dizem a BNCC.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento que define o que toda criança e todo jovem brasileiro tem o direito a aprender, ou seja, é o documento norteador do que será ensinado na educação Básica em todo Brasil, ela engloba todas as fases da educação básica, desde a educação infantil até o ensino médio.

O BNCC(Base Nacional Comum Curricular) tem caráter normativo e obrigatório, será a referência, a ferramenta norteadora para elaboração do currículo específico para as escolasde todas redes de ensino (pública e particular). É importante destacar que a BNCC não desconsidera as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada um.

O processo de construção daBase Nacional Comum Curricular (BNCC) iniciou em 2015 com consultas públicas sobre o currículo em vigor, posteriormente ocorreram seminários estaduais, contribuições de professores, especialistas e associações científicas até a aprovação no Conselho Nacional de Educação (CNE) e a homologação pelo Ministério da Educação (MEC)em 2017. Em 2018 a BNCC foi reelaborada de acordo com os currículos municipais e estaduais. Esse ano acontecerá as formações continuada docentes, adaptação dos materiais didáticos, reformulações de políticas de avaliação e de acompanhamento de aprendizagem.

Importante ressaltar que a BNCC não consiste em um currículo, ela é apenas um documento norteador, uma referência para que as escolas elaborem os seus currículos e seus projetos políticos pedagógicos. Ela é baseada nas diretrizes curriculares nacionais da educação básica e tem como proposito garantir a educação com equidade, por meio da definição das competências essenciais para a formação do cidadão em cada ano da educação básica.

E ai, o que você achou? Ainda tem dúvidas? É um tema que tem ser mais aprofundado e nos link a seguir você entenderá melhor. Bons estudos.

Para saber como articular a BNCC ao currículo e à Educação integral você pode conferir o site Educação e Participação. Visite a página no link abaixo e entenda mais um pouco mais: https://educacaoeparticipacao.org.br/wp-content/themes/Educacao_e_Participacao/cenpec-bncc/

São muitas dúvidas e então a Revista NOVA ESCOLA elaborou o Guia da Base: Clique no link abaixo e tire suas dúvidas: https://bncc.novaescola.org.br/

O Instituto Ayrton Senna elaborou um documento que esclarece sobre a BNCC:

https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/BNCC/o-que-e-BNCC.html

Para acessar o documento completo basta entrar nesse link:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/

 

 

Referências

 

FRANÇA, Luisa. BNCC: Tudo que você precisa saber sobre a Base Nacional Comum Curricular. Somos par Plataforma Educacional. 2018. Disponível em: https://www.somospar.com.br/bncc-base-nacional-comum-curricular/ Acesso em 10 maio 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2015. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2015. Disponível em: Acesso em: 08maio 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segunda versão revista. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2016. Disponível em: Acesso em: 08maio. 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 08maio. 2019.