Educação – ICG Instituto da Consciência

Educação

  1. TÓPICOS ESSENCIAIS EM PSICOMOTRICIDADE
    1. O que é psicomotricidade?
    2. Introduções a Psicomotricidade
    3. Psicomotricidade E Desenvolvimento Motor Na Pré-Escola
  2. ROTINAS PEDAGÓGICAS
    1. A importância da rotina escolar
    2. Rotina na Alfabetização
    3. A Rotina Nas Pedagogias Da Educação Infantil: Dos Binarismos À Complexidade
  3. LÍNGUA PORTUGUESA
    1. Acordo ortográfico
    2. OFÍCIO
    3. Novo Acordo Ortográfico E O Processo De Transformação Com Aprofundamento No Uso Do Hífen Em Dificuldade
  4. VIDA SAUDÁVEL: HIGIENE, ALIMENTAÇÃO E MOVIMENTO
    1. Vida saudável
    2. 7 REGRAS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL
    3. ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL
  5. -O BRINQUEDO E O BRINCAR ( JOGOS, OFICINAS- DE BALÃO, PINTURA DE ROSTO, DECORAÇÃO, BISCUIT, BIJOUTERIA, ORIGAMI, PINTURA EM TELA, ARTESANATOS…)
    1. O lúdico jogos brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprendizagem na educação infantil
    2. Oficina de jogos
    3. O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Um Olhar Psicopedagógico
  6. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
    1. Livro contadores de historias
    2. Arte De Contar História
    3. Contação De Histórias Como Instrumento De Socialização Na Educação Infantil
  7. LÍNGUA PORTUGUESA: REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
    1. Elaboração de atas
    2. Modelos de documentos
    3. Redação Técnica
  8. TICs- TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO – OFICINAS
    1. Sistema de Informação na Empresa
    2. Introdução à informática
    3. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
  9. PRIMEIROS SOCORROS E NORMAS TÉCNICAS DE SEGURANÇA
    1. Bombeiro civil primeiros socorros
    2. Manual para cuidadores de idosos
    3. Orientações De Primeiros Socorros Em Urgência Na Escola
    4. LUZ NETO, Manoel Altivo. Condições de segurança contra incêndio. Brasília: Ministério da Saúde, 1995. 107 p. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/incendio.pdf Acesso em: 26 abr 2014.
    5. BRASIL, Ministério da Saúde. Guia Prático do Cuidador.Braília,2008. 64 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_pratico_cuidador.pdf. Acesso em:27 abr.2014.

 

  1. Histórico e Contextualização da Psicopedagogia
  2. Fundamentos Epistemológicos da Psicopedagogia
  3. Fundamentos da Neurociência
  4. A Ética e a Bioética
  5. Alfabetização – Exigência Cívica
  6. Alfabetização e Letramento
  7. Alfabetização como Liberdade
  8. Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos
  9. Abordagens em Educação Matemática

Educação Inclusiva – AEE

  1. AEE – Pessoa com Surdez
  2. AEE – Deficiência Física
  3. AEE – Deficiência Mental
  4. AEE – Deficiência Visual
  5. AEE – Orientações Gerais e Educação a Distância
  6. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  7. Revista Inclusão Nº1
  8. Revista Inclusão Nº2
  9. Revista Inclusão Nº3
  10. Revista Inclusão Nº4
  11. Revista Inclusão Nº5
  12. Revista Inclusão Nº6
  13. Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado para a Deficiência Mental
  14. Orientação e Mobilidade – Conhecimentos básicos para a inclusão da pessoa com deficiência visual*
  15. A construção do conceito de número e o pré-soroban
  16. Grafia Braille para a Língua Portuguesa
  17. Normas Técnicas para a produção de textos em braille*
  18. Grafia Braille para Informática*
  19. Estenografia Braille para a língua portuguesa
  20. Manual Internacional de Musicografia Braille*
  21. Ensino de Língua Portuguesa para Surdos
  22. Idéias para ensinar português para alunos surdos
  23. O Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa
  24. A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação
  25. MEC – Catálogo de Todas as Publicações
  26. Altas Habilidades / Superdotação
  27. Altas Habilidades / Encorajando Potenciais
  28. Escola Viva / Altas Habilidades
  29. Saberes e Práticas da Inclusão
  30. A Construção do Conceito de Número e o Pré-Soroban
  31. Sistema de Flexão Verbal na LIBRAS: Os classificadores enquanto marcadores de flexão de gênero
  32. Material de apoio – Curso LIBRAS

Educação Infantil

  1. As Crianças e o Conhecimento Matemático
  2. Critérios para um Atendimento em Creches
  3. Do Silêncio ao Protagonismo: por uma leitura crítica das concepções de infância e criança
  4. Parecer Homologado: CNE