Psicomotricidade e aprendizagem: Dueto fundamental para a construção do conhecimento

A aprendizagem é um processo complexo que envolve vários sistemas e habilidades cognitivas, linguísticas, emocionas e motoras. Assim, é importante a aquisição dos conceitos psicomotores antes de iniciar o processo de alfabetização, no intuito de favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita de forma adequada. A psicomotricidade é considerada de grande importância para o processo de ensino aprendizagem, Segundo Santos (1999) a psicomotricidade é a relação entre a ação e o pensamento, e envolve a emoção. A psicomotricidade é utilizada como a ciência da educação e assim procura educar o movimento, e ao mesmo tempo envolvem nessa educação do movimento as funções da inteligência.

“A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos” (COSTA,2002, apud Associação Brasileira de Psicomotricidade)

Os principais fatores psicomotores são: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo, estruturação espaço-temporal, praxias global e fina. Ressalta-se também a importância da estimulação da linguagem e da consciência fonológica para o processo de alfabetização. As atividades realizadas são interligadas, sendo capaz de estimular vários aspectos ao mesmo tempo, por isso é imprescindível o aprofundamento dos conhecimentos para definir o planejamento das ações e intervenções que favoreçam o desenvolvimento integral da criança.

De Meur & Staes (1984) diz que o intelecto se constrói a partir da atividade física, portanto as funções motoras (movimento) não podem ser separadas do desenvolvimento intelectual (memória, atenção, raciocínio) nem da afetividade (emoções e sentimentos). Neste mesmo viés, pode-se afirmar que a psicomotricidade e aprendizagem estabelecem uma inter-relação importante na formação integral das crianças, no sentido de realizar conexões entre os sistemas afetivos, motores, linguísticos, cognitivos e sociais. Desta forma, constitui-se uma rede de estimulações que favorecem o processo de alfabetização.

A Psicomotricidade está presente na matriz curricular de vários cursos no ICG Instituto da Consciência, ressaltando que em muitas aulas há o entrelaçamento entre os conhecimentos científicos e vivências práticas realizadas durante as aulas, sendo este o grande diferencial e comprometimento com a qualidade de ensino.

Eu, Andréa H. Vieira coloco-me a disposição para ajudá-los a trilhar este caminho, que por muitas vezes é tortuoso, mas gratificante no sentido de contribuir para o crescimento profissional das pessoas e consequentemente para o desenvolvimento das crianças.