ICG RECEBE SELO NACIONAL DE INSTITUIÇÃO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL

O Instituto Consciência GO, mantenedor da Faculdade ICG, sempre se preocupou com o bem-estar e o futuro de todos. Não poderia ser diferente, já que a instituição tem difundido, a começar pelo próprio nome o princípio da consciência. Ser consciente, significa, antes de tudo, fazer uso dos recursos naturais de forma a contribuir para a preservação ambiental; também diz respeito ao olhar empático em direção ao próximo e à execução constante de ações que melhorem a vida na perspectiva da coletividade.

Em face das diversas iniciativas tomadas ao longo dos últimos anos, o ICG acaba de receber um reconhecimento em âmbito nacional. Trata-se da certificação com o Selo de Instituição Socialmente Responsável por parte da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES. A premiação foi concedida, tendo em vista, em especial, as atividades do XIII Seminário Multidisciplinar, realizado em fevereiro de 2017. Durante a programação, mais de 300 participantes foram beneficiados com palestras sobre qualidade de vida, saúde do professor; além de serviços de saúde, como: aferição de pressão, medição de glicemia, orientação com farmacêuticos; e ainda, tratamentos de estética e higiene que compreenderam cortes de cabelo masculino e feminino, escovas e maquiagem.

Mas o que podemos entender por Responsabilidade Social? É um valor de uma empresa privada que, de forma voluntária, adota posturas, comportamentos e ações que promovem o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática espontânea e não compreende ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos. O foco da Responsabilidade Social é sempre a promoção do bem-estar coletivo, ou seja, da comunidade em geral.

Nós do Instituto Consciência GO/Faculdade ICG temos muito orgulho dos projetos que realizamos para promover o bem-estar de nossa comunidade. O “Projeto Doando e Arrecadando Solidariedade” é um exemplo de ação que nos enche de alegria. Ao logo de suas 10 edições, a iniciativa já arrecadou milhares de unidades de roupas, alimentos, livros e brinquedos doados a instituições de caráter filantrópico, tais como “Paroquia Jesus Maria José”, “Creche Dona Judith”, “Centro de Educação Santa Luzia”, “Comunidade Terapêutica Beth Shalom”, entre outras.

Outro que nos orgulha é o Projeto “Rua Limpa”, que promove a conscientização quanto ao descarte dos objetos e utensílios domésticos, eletrodomésticos, móveis, resíduos de construção ou mesmo dejetos orgânicos. O “Rua Limpa” enfatiza a importância de não se descartar lixo de maneira inapropriada (na rua, espaços paisagísticos e outras áreas). Este projeto precisa da sua ajuda para avançar mais, procure-nos.

Nossa preocupação socioambiental está refletida, inclusive, em nossa estrutura, onde contamos com coleta de lixo reciclável, uso maximizado de luz solar, política de economia de energia e recursos e locais para escoamento e captação de água das chuvas.

A Faculdade ICG demonstra responsabilidade social ao se preocupar, também, em contribuir para o acesso à Educação dos alunos de baixa renda. Beneficiamos com o “Vestibular Social” candidatos que têm dificuldades de custear inscrições para o processo seletivo, oferecemos isenção da taxa de vestibular para alunos do ensino público. Além disso, custeamos 28% das mensalidades do primeiro semestre no curso de Pedagogia, contribuindo, desta forma, de maneira sensível para o ingresso destes alunos no ensino superior.

O ICG se sente honrado com o recebimento do Selo de Instituição Socialmente Responsável. Contudo, reconhecemos que este é um compromisso que deve ser contínuo e intrínseco a nossos valores e princípios. Estamos certos de que este trabalho deve continuar em uma crescente e, assim, gerarmos um impacto ainda maior em nossa sociedade. Continue contribuindo com nossas ações. Participe das muitas iniciativas que ainda virão. Para o dia 02/12 teremos o “Dezembro do Bem”. Não fique de fora! A Faculdade ICG está arrecadando doações em prol de duas instituições filantrópicas: Casa Mateus 25 e Casa dos Nossos Pais.

A ação social e solidária beneficiará os internos das duas entidades sem fins lucrativos. Participe conosco desta grande ação solidária. Venha viver uma tarde em exercício da solidariedade.