MOTIVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO: o antídoto para as crises

Belchior já dizia em seus versos que viver é melhor que sonhar. Toda a poesia que existe na letra da bela música “como nossos pais”, nos permite pensar e traçar paralelos, a partir dessa frase, sobre como as coisas de nossas vidas têm sentido ou não.
Talvez seja bastante difícil pensar a vida sem ter sonhos, mas parece-me ainda mais difícil apenas sonhar. O que nos mantém vivos são nossas realizações, os resultados e as conquistas oriundas de nossas escolhas. Por isso vivemos dia a dia, para que possamos escolher cada ato de nossa existência.
Os sonhos que se tornam realidade permitem que nossa vida seja plena, para que tenhamos mais motivos e possamos agir cada vez mais para transformar algo em nossas vidas ou nas vidas de outras pessoas.
Referindo a motivos, ação, atitudes. Motivo para agir. Motivo + ação. Motivação.Muitos dizem que a motivação é algo que se compra. Afinal, podemos adquirir a motivação em palestras de grandes gurus e conferencistas e em inúmeros livros de autoajuda. Da mesma forma, podemos esperar também, que alguém venha e nos dê motivos.
Se a motivação é a junção de motivo + ação, por mais que haja motivo por parte de outras pessoas, principalmente em relação a você, o que valerá mesmo é a sua atitude, sua ação. Cada um de nós tem poder de decisão suficiente para transformar um motivo em ação.A ação de mudar, sair de um ponto “A” para um ponto “B” é baseada numa escolha, numa decisão individual. Sabemos que toda a mudança para ser efetiva precisa começar dentro da gente, com a nossa aceitação do processo de mudança.
Da mesma forma que falo de motivação, enquanto motivo que um indivíduo tem para agir em função de sua escolha por mudar, posso dizer que a cada momento que fazemos escolhas e agimos nós estamos empreendendo.Empreender é fazer. É realizar. Portanto, modificar, mudar. Empreender nada mais é que pensar a vida sob o ponto de vista da mudança e da melhoria contínua, a partir das escolhas que fazemos dia após dia.

Parafraseando Maquiavel, os empreendedores acreditam que são capazes de transformar em vantagem tanto os obstáculos e as ameaças, quanto as oportunidades que surgem em nossa vida.

“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado” (Roberto Shinyashiki).

A frase acima elucida bem o fato de que nossos sonhos são possíveis na medida em que acreditamos neles e, a partir daí, destinamos nossas energias à sua realização. A melhor maneira de se manter motivado é acreditando naquilo que você se propõe a fazer. Outras atitudes importantes são planejar, analisar objetivos, conhecer e não se arriscar em algo que você não execute bem.

Sem isso nossos sonhos não se realizam e nós não mudamos. O resultado vira frustração e se transforma em crise. A pior crise é aquela que vivemos dentro de nós, mas também em nós está o antídoto para eliminá-la, basta agir.

O curso de administração daFaculdade ICG é um facilitador para o empreendedorismo, auxilia diretamente na transformação dos obstáculos em oportunidade. Você se capacita para liderar, gerar bons resultados, inovar, conhecer as tendências de mercado e utilizar as tecnologias a seu favor. Dê o primeiro passo, lembre-se que o poder de mudança e a verdadeira motivação estão dentro de você!

AUTORIA:Prof. Orlando Rodrigues
COLABORAÇÃO:Lilla Laboissière

44748913 1698682586899226 2439065812334542848 n -motivação e empreendedorismo: o antídoto para as crises

 

 

ABERTO PROCESSO SELETIVO 2019
CONCORRA A UMA BOLSA INTEGRAL PARA GRADUAÇÃO*