A Redação como fator decisivo em Concursos Públicos

A prova de redação em concursos públicos é uma etapa importante para aqueles que desejam alcançar a aprovação. Além de ter um caráter classificatório, a redação também normalmente é eliminatória e pode levar o candidato a perder várias posições na classificação final ou até mesmo ser eliminado do concurso. Portanto, deve-se dedicar uma atenção especial para alcançar sucesso nessa fase.

Nos processos seletivos, o tipo textual frequente é o dissertativo-argumentativo. Saber estruturar as ideias nesse tipo de texto é uma necessidade básica para quem pretende escrever uma redação e obter uma avaliação positiva. Tal habilidade é de grande relevância, pois revela o conhecimento que o candidato tem em várias áreas da ciência humana, bem como sua capacidade de análise e percepção social e ética.

Além da organização das ideias, outra competência avaliada é a prontidão de raciocínio e o uso da razão para apresentar soluções e respostas para as situações apresentadas na proposta. Mais do que simplesmente apresentar respostas, o candidato deve ser capaz de refletir sobre as situações e, caso fique indeciso sobre algum posicionamento, é preferível que escreva sobre essa indecisão de maneira consistente e apurada.

A produção de um bom texto requer habilidade, e só nos tornamos habilidosos em algo por meio da prática. Assim, considerando o poder que o bom desenvolvimento de uma redação tem para uma aprovação no concurso, cabe ao aluno tornar o processo de escrita e leitura uma prática constante em sua vida.

O ICG Instituto da Consciência tem a cada dia valorizado mais a formação nesta área. Nos dias 19/10 e 09/11/2019, teremos a oferta inédita de quatro Oficinas de Redação. Informe-se.

Link com todas as informações relativas ao concurso da prefeitura de Senador Canedo