XIV SEMINÁRIO MULTIDISCIPLINAR: RETROSPECTIVA DOS NOVE ANOS, PERSPECTIVAS PARA O FUTURO, NOVOS CAMPOS PARA EDUCADORES E O CONHECIMENTO COMO CAMINHO PARA AS MUDANÇAS SOCIAIS

Aconteceu nesta última terça-feira, 17 de outubro, o XIV Seminário Multidisciplinar da Faculdade ICG. O evento fez parte das comemorações do aniversário de 9 anos da instituição, que iniciou seus trabalhos em 2008 por meio dos cursos de Pós-graduação; cursos técnicos, em especial o curso de TTI (Técnico em Transações Imobiliárias); e cursos de pequena duração oferecidos pelo Instituto Consciência GO, hoje mantenedor da Faculdade ICG.

Marcaram presença mais de cento e cinquenta participantes, entre eles alunos do ICG, professores, convidados, palestrantes e amigos da Faculdade. A programação foi composta de apresentação artística, exposição de perspectivas e novos projetos da instituição, momento de integração e palestras.

BlogAs atividades da noite começaram com uma apresentação artística. O cantor e compositor Marcus Siqueira, colaborador da Faculdade ICG, foi responsável por acolher os convidados ao som de canções da música popular brasileira contemporânea. O violonista Gabriel Sam Ribeiro contribuiu para abrilhantar o momento.

Em seguida, a Diretora da Faculdade ICG, Professora Sandra Chaves, destacou os avanços da Instituição, que teve em 2017 êxitos expressivos. Dentre as principais conquistas apontadas, a educadora enfatizou a criação da primeira turma do Curso de Pedagogia, resultado do credenciamento obtido junto ao MEC, por meio da Portaria n. 192, de 03 de fevereiro de 2017, publicada no Diário Oficial da União – DOU de 06 de fevereiro de 2017, Seção 01, página 22.

A Professora aproveitou a oportunidade para dizer que a data do Seminário foi escolhida para abertura oficial do Edital de Vestibular da Pedagogia 2018/1. A partir do dia 17, todos que desejarem podem fazer a prova simplificada do vestibular agendado, diariamente das 8 às 19h, e garantir uma vaga no curso que é referência em Educação no Estado de Goiás.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR PEDAGOGIA 2018/1

Sandra Chaves falou ainda sobre as perspectivas de futuro da IES. A Educadora inteirou que a Faculdade já tem protocolados junto ao Sistema E-MEC sete novos cursos superiores. De acordo com a solicitação, serão dois novos cursos presenciais para 2018: Administração e Gestão de Recursos Humanos; e outros cinco à distância: Administração, Contabilidade, Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Negócios Imobiliários e Pedagogia.

A Diretora encerrou sua fala fazendo um agradecimento a todos que participaram de alguma forma dos 9 anos de história do ICG. Seguiu-se a exibição de um vídeo com as principais lembranças e marcos desta trajetória de sucesso e excelência.

Outro momento precioso durante o XIV Seminário Multidisciplinar veio com a contribuição da Psicóloga Edirrah Gorett Bucar Soares. A especialista em Psicologia Hospitalar, Psico-oncologia e Cuidados Paliativos e também Coordenadora do Grupo de Apoio Paliativo ao Paciente Oncológico do Hospital Araújo Jorge, falou sobre o esgotamento do dia-a-dia e chamou a atenção da plateia para o fato de que perdemos muito tempo na vida deixando de valorizar “Pequenas Alegrias”.

Para enriquecer ainda mais a programação, seguiu-se a palestra do Advogado; Licenciado em História e em Pedagogia, Jean Antônio Lima de Souza. O ex-aluno da Faculdade ICG contou um pouco de sua história, explicando como saiu do ramo comercial para chegar à docência, segundo ele, sua grande paixão. Jean Lima contribuiu de maneira formidável discorrendo sobre os “Novos Campos de Atuação Profissional para Educadores Contemporâneos”.

Para fechar a noite com chave de ouro, foi então a vez da palestrante Selma Cristina dos Santos, Graduada em Ciências Sociais, Mestre em Antropologia Social e Doutoranda em Antropologia Social pela UFG. Selma é Autora dos livros Mundo Acadêmico e a Construção do Conhecimento; Normas e Técnicas para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos; e Co-autora dos livros: Professores e Futuros Professores, Estágio e Estagiários, e Folias e Foliões na Terra Santa. Durante sua exposição, a professora falou sobre “O Conhecimento como Caminho para as Mudanças Sociais” e destacou a importância da educação na transformação do indivíduo e da sociedade.

Em ocasião do XIV Seminário Multidisciplinar a Faculdade ICG optou por unir a disseminação do conhecimento ao envolvimento em ações de solidariedade e responsabilidade social. Cada um dos presentes garantiu sua participação por meio do Ingresso Solidário: a doação de uma peça de roupa, brinquedo ou livro didático. A iniciativa marcou a décima edição do Projeto Doando e Arrecadando Solidariedade e resultou em uma arrecadação de 582 donativos que serão encaminhados a instituições filantrópicas.

VEJA AS IMAGENS DESTE EVENTO EM NOSSA GALERIA DE FOTOS