A IMPORTÂNCIA DA LUDOTECA NO AMBIENTE ESCOLAR

Brinquedoteca_basica

“Ludoteca escolar é um local com material lúdico especialmente preparado de acordo com as diversas fases de desenvolvimento infantil, com o objetivo de oportunizar o afloramento das múltiplas inteligências da criança e do enriquecimento das interações sociais. Ao oferecer um espaço para a criança experimentar e escolher o brinquedo, qualquer brinquedo, qualquer brinquedoteca ou Ludoteca incentiva a autonomia e desenvolve a capacidade crítica” Segundo N. H. S. Cunha (1994)

A brinquedoteca no ambiente escolar contribui para o desenvolvimento integral da criança, estabelecendo o equilíbrio entre o real e o imaginário, dá maior satisfação escolar e equilíbrio afetivo e oportunidade as crianças de usufruir dos benefícios do brincar; dá, ainda, a criança a possibilidade de se relacionar, de partilhar e contribuir com prazer para algo que também lhe dê prazer, isto é, brincar pelo prazer de brincar, para além de proporcionar a abertura ao meio envolvente.

A criança aprende pelo manuseio de materiais, de cores, de tamanhos, de formas, de sons, de texturas e resistências diferentes. Com a riqueza lúdica e um ambiente lúdico tão rico com certeza contribuirá para um desenvolvimento de experiências dentro do espaço escolar. Mas, sobretudo, a criança tem oportunidade de desenvolver a iniciativa, a autonomia e enriquecer as interações sociais e assim exercer sua Cidadania.

Assim sendo, a brinquedoteca deve ser vista pelos educadores como meio educacional, ou seja, como instrumento de trabalho e como um meio para atingir os objetivos de aprendizagem preestabelecidos, sendo a mesma mais do que um espaço lúdico.

Este assunto está amplamente trabalhado no curso técnico em Práticas Pedagógicas, curso distância, com 12 meses de duração e 1000 horas.

Turmas mensais. Agende-se 31/10 às 13h.

Fontes:http://www.fecra.edu.br/controle/paginas-revista/ed1/brinquedoteca_um_espaco_ludico_e_pedagogico.pdf

Cropped-p. -pedagógicas-facebook-capa. Jpg