A importância da redação para aprovação em concursos públicos

Redação

A prova de redação em concursos públicos é uma etapa importante para aqueles que desejam alcançar a aprovação. Além de ter um caráter classificatório, a redação também é eliminatória e pode levar o candidato a perder várias posições na classificação final ou até mesmo ser eliminado do concurso. Portanto, deve-se dedicar uma atenção especial para alcançar sucesso nessa fase.

Nos processos seletivos, os tipos textuais mais exigidos são os dissertativos, tanto os expositivos como os argumentativos. Saber estruturar as ideias nesse tipo de texto é uma necessidade básica para quem pretende escrever uma redação e obter uma avaliação positiva. Tal habilidade é de grande relevância, pois revela o conhecimento que o candidato tem em várias áreas da ciência humana, bem como sua capacidade de análise e percepção social e ética.

Além da organização das ideias, outra competência avaliada é a prontidão de raciocínio e o uso da razão para apresentar soluções e respostas para as situações apresentadas na proposta. Mais do que simplesmente apresentar respostas, o candidato deve ser capaz de refletir sobre as situações e, caso fique indeciso sobre algum posicionamento, é preferível que escreva sobre essa indecisão de maneira consistente e apurada.

A produção de um bom texto requer habilidade, e só nos tornamos habilidosos em algo por meio da prática. Assim, considerando o poder que o bom desenvolvimento de uma redação tem para uma aprovação no concurso, cabe ao aluno tornar o processo de escrita e leitura uma prática constante em sua vida.

Texto produzido por Amélia Vieira Faleiro, formada em Letras e professora do Instituto Consciência GO

Cropped-icg. PngConcursoem Goiânia – previsão de 4211 vagas. O ICG REALIZA PREPARATÓRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO. Início 21/09/2015 às 18:30h. Serão aproximadamente 60 horas de curso mais material didático. Garanta já sua vaga! 62-3224-8931