NOTA DO ENEM: COMO USÁ-LA PARA SER DISPENSADO DO VESTIBULAR

Enem - exame nacional do ensino médio

A nota do ENEM é hoje fator essencial para o futuro do aluno. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes de nível secundário das escolas públicas e particulares. .

Desde 2009, o ENEM passou a agregar outras funções, entre elas, fornecer notas que servem de parâmetro para a seleção de alunos de todo o país que desejam ingressar em instituições públicas e privadas de ensino superior.

A nota do ENEM também é essencial na hora de se inscrever em programas governamentais, como: o Programa Universidade Para Todos (PROUNI), que oferece bolsas parciais e integrais; e o FIES, Fundo de Financiamento Estudantil – uma espécie de empréstimo do governo para que o aluno possa custear seus estudos e pagar depois de formado.

O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR

A realidade é que tornou-se imperativo que estudantes do ensino médio busquem ter uma boa performance nas avaliações do ENEM. Afinal, isto pode facilitar o ingresso em uma Universidade, além de possibilitar o acesso aos programas governamentais. Algumas Instituições de Ensino Superior já utilizam a nota do ENEM, inclusive para dispensar o candidato do vestibular que, neste caso, a depender da pontuação adquirida, pode ser matriculado direto sem passar pela tradicional prova de seleção.

Tanto para a inscrição no SISU, quanto para tentar uma vaga em uma Faculdade privada é necessário alcançar uma pontuação mínima no Exame Nacional do Ensino Médio. Tomemos como base o curso de Pedagogia, atualmente a segunda formação mais procurada por alunos em todo o Brasil. Para pleitear uma vaga, por exemplo, na Universidade Federal de Goiás (Campus Goiânia) a nota de corte é de 643 pontos.

Na Faculdade ICG, apresentando sua nota do ENEM, você pode ser dispensado do vestibular e ingressar direto no Ensino Superior. Leia no Blog um artigo que mostra como a Pedagogia é um mercado repleto de oportunidades.

QUER USAR SUA NOTA DO ENEM SER DISPENSADO(A) DO VESTIBULAR?
Fale conosco: WhatsApp (62) 98267-9558 / (62) 3224-8931

FAÇA O VESTIBULAR SIMPLIFICADO PARA A PEDAGOGIA: CLIQUE AQUI

No ICG a sua formação é continuada. Após a conclusão do ensino superior, o aluno(a) desenvolve todo o seu potencial profissional e se empodera ainda mais fazendo uma das 8 opções em Pós-Graduações na instituição que é referência em Educação.