A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL

Fotos de alguns dos formandos da Pós em Educação Especial na Perspectiva do AEE da Faculdade ICG.

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL, COMO MODALIDADE TRANSVERSAL A TODOS OS NÍVEIS, ETAPAS E MODALIDADES DE ENSINO, É PARTE INTEGRANTE DA EDUCAÇÃO REGULAR. OS ALUNOS CONSIDERADOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SÃO AQUELES COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO E COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO.

As primeiras iniciativas de implantação de uma política de Educação Especial no Brasil datam da década de 1950. De lá para cá, a realidade desta modalidade de atendimento aos alunos com necessidades especiais de aprendizagem vem evoluindo gradualmente.

De acordo com o art. 58 da Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, nº  9394 de 20 de dezembro de 1996; “entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de Educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

Educação Especial surgiu para cumprir os mesmos objetivos da educação em geral. Na realidade, o que a difere é o atendimento, que precisa obedecer uma série de requisitos que se adequem à realidade e às necessidades especiais de cada educando.

Estimativas da Organização das Nações Unidas – ONU, dizem que cerca de 10 % da população mundial é composto de pessoas com algum tipo de deficiência. Tais números podem ser ainda mais elevados quando falamos de países como o Brasil, que apresenta condições socioeconômicas mais precárias.

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, em classes comuns, exige que a escola regular se organize de forma a oferecer possibilidades objetivas de aprendizagem a todos os alunos, especialmente àqueles com deficiências.

Conheça mais sobre as diretrizes do MEC a respeito da Educação Especial.

A Faculdade ICG, preocupada com o desenvolvimento da Educação Especial no Brasil, bem como com a inclusão de alunos com necessidades especiais de ensino, oferece a Pós-Graduação em Educação Especial na Perspectiva do AEE. Desta forma, o ICG capacita profissionais para novas concepções e novas práticas, quanto à organização, planejamento e atuação, relativos ao atendimento de alunos com necessidades especiais.

Esta Pós-Graduação está em total conformidade com a Legislação Brasileira, em especial a LDB 9.394/96, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011.

O objetivo deste curso é Capacitar profissionais para a Educação Especial e Atendimento Especial Especializado (AEE), na educação de pessoas com deficiências, com transtornos globais do desenvolvimento, com altas habilidades/superdotação, possibilitando a compreensão de suas potencialidades, possibilidades, limitações e diferenças, promovendo ações interativas e inclusivas no espaço escolar e/ou em outros espaços afins.

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