A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL

Fotos de alguns dos formandos da Pós em Educação Especial na Perspectiva do AEE da Faculdade ICG.

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL, COMO MODALIDADE TRANSVERSAL A TODOS OS NÍVEIS, ETAPAS E MODALIDADES DE ENSINO, É PARTE INTEGRANTE DA EDUCAÇÃO REGULAR. OS ALUNOS CONSIDERADOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SÃO AQUELES COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO E COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO.

As primeiras iniciativas de implantação de uma política de Educação Especial no Brasil datam da década de 1950. De lá para cá, a realidade desta modalidade de atendimento aos alunos com necessidades especiais de aprendizagem vem evoluindo gradualmente.

De acordo com o art. 58 da Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, nº 9394 de 20 de dezembro de 1996; “entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de Educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

AEducação Especialsurgiu para cumprir os mesmos objetivos da educação em geral. Na realidade, o que a difere é o atendimento, que precisa obedecer uma série de requisitos que se adequem à realidade e às necessidades especiais de cada educando.

Estimativas da Organização das Nações Unidas – ONU, dizem que cerca de 10 % da população mundial é composto de pessoas com algum tipo de deficiência. Tais números podem ser ainda mais elevados quando falamos de países como o Brasil, que apresenta condições socioeconômicas mais precárias.

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, em classes comuns, exige que a escola regular se organize de forma a oferecer possibilidades objetivas de aprendizagem a todos os alunos, especialmente àqueles com deficiências.

Conheça mais sobre as diretrizes do MEC a respeito da Educação Especial.

A Faculdade ICG, preocupada com o desenvolvimento da Educação Especial no Brasil, bem como com a inclusão de alunos com necessidades especiais de ensino, oferece a Pós-Graduação em Educação Especial na Perspectiva do AEE. Desta forma, o ICG capacita profissionais para novas concepções e novas práticas, quanto à organização, planejamento e atuação, relativos ao atendimento de alunos com necessidades especiais.

Esta Pós-Graduação está em total conformidade com a Legislação Brasileira, em especial a LDB 9.394/96, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011.

O objetivo deste curso é Capacitar profissionais para a Educação Especial e Atendimento Especial Especializado (AEE), na educação de pessoas com deficiências, com transtornos globais do desenvolvimento, com altas habilidades/superdotação, possibilitando a compreensão de suas potencialidades, possibilidades, limitações e diferenças, promovendo ações interativas e inclusivas no espaço escolar e/ou em outros espaços afins.

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