Não é de agora que se discute os caminhos da educação, em especial, a Educação Infantil. Por ser o primeiro contato que a criança terá fora de casa e longe dos cuidados da mãe ou do pai, as crianças precisam de uma estrutura para desenvolver suas competências, uma vez que, na escola, abre-se um novo eixo para inúmeras descobertas.
Pensando nisso, grandes oportunidades virão para o profissional que busca se capacitar na carreira, principalmente em época de eleição, período em que as discussões sobre os rumos da educação são intensificadas e uma nova expectativa renasce para os docentes.
Porque devo me qualificar?
Porque mais cedo as crianças estão indo para a escola e “um dos papéis mais importantes da Educação Infantil é mediar, de forma orientada e consciente, as relações das crianças entre si e entre as crianças e os adultos. Nessa mediação se formam e, por isso, podem ser trabalhados os diversos aspectos das respostas emocionais do indivíduo como a autoconfiança, a noção de limites e o autocontrole diante de situações adversas.” Via Escola Móbile
Quanto mais as escolas implementam maneiras de oferecer uma educação de qualidade, com o intuito de proporcionar um melhor ambiente para a formação destas crianças, a necessidade de profissionais qualificados cresce, levando em consideração que muitas permanecem em período integral sob os cuidados dos pedagogos. A Educação Infantil carece de profissionais preparados para poder suprir essa demanda crescente de crianças nas escolas.
Leia também:
Dicas para fazer seu relatório da Educação Infantil
Psicopedagogia: o apoio essencial para a criança e o adulto
Educação Sistêmica e Caminhos para a Aprendizagem Colaborativa
Qual é a responsabilidade do Município?
No Brasil, os municípios são responsáveis por fornecer a educação de base. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, os municípios devem se incumbir de oferecer, gratuitamente, a Educação Infantil em creches ou entidades equivalentes para crianças de até 3 anos e em pré-escolas, para crianças de 4 a 5 anos. Por oferecer, pode-se supor não apenas criar e manter unidades suficientes para atender a demanda de alunos, mas também lhes garantir padrão de qualidade.
Segundo educadores, deve-se levar em conta que a pré-escola deve oferecer um ambiente com muita atividade:realização de rodas de conversa, a presença de muitos brinquedos, contato com a música e noções primárias de raciocínio lógico e de alfabeto. A escola é, principalmente, um ambiente de socialização em que a criança tem contato com outras crianças e aprende a lidar com as diferenças. Essa é a esperança, em época de eleição, dos docentes: criar um ambiente de socializaçãoe não de abandono, cenário frequente, principalmente, nas escolas dos municípios em que os governantes não foram reeleitos, pois ficam praticamente abandonadas nessa época de transição, esperando as novas orientações.
Se você, pedagogo, quer crescer na carreira, conheça a nossa pós em Educação Infantil e Alfabetização: Currículo, Docência e Ludicidade.Também temos a Oficina de Alfabetização, preparada de acordo com a pós-graduação acima, uma oportunidade de conhecer a nossa instituição.