Antes de falarmos o que faz um psicomotricista, precisamos entender o que é a psicomotricidade.
Psicomotricidade, é um termo empregado para uma concepção de movimento coordenado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.
“A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos.” (Costa,2002)
Os conceitos de psicomotricidade são apresentados para buscar maior compreensão da necessidade do trabalho corporal, integrando mente e corpo de modo a permitir que perceba o seu corpo, domine os seus movimentos e melhore sua expressão corporal, paralelo a isso assegura o desenvolvimento intelectual considerando suas possibilidades. Com isto a eficiência dos movimentos deve ser trabalhada a fim de melhorá-los e gastar menos energia em busca do movimento pela consciência.
Portanto o psicomotricista é o profissional que age na conexão da saúde, educação e cultura, avaliando, prevenindo, cuidando e pesquisando o indivíduo na relação com o ambiente e processos de desenvolvimento, tendo por objetivo atuar nas dimensões do esquema e da imagem corporal em conformidade com o movimento, a afetividade e a cognição.
Podendo atuar nas áreas,
- Educacional: Ensino básico e ensino superior, incluindo educação especial e outras modalidades.
- Hospitalar: UTI, ambulatórios, enfermarias e brinquedotecas.
- Empresarial: Ergomotricidade, psicomotricidade aquática
- Terapia psicomotora: Saúde mental, gerontopsicomotricidade
A profissão de psicomotricista está regulamentada pela lei nº 13.794/2019 . O projeto de lei foi aprovado no início desse ano. Poderão se intitular psicomotricista e exercer sua atividade, os portadores de diploma de curso superior de Psicomotricidade, os portadores de diploma de curso de pós-graduação, nas áreas de saúde ou de educação, desde que possuam, em quaisquer dos casos, especialização em Psicomotricidade, até 48 meses após a promulgação desta Lei.
Aqui no ICG temos pós-graduação em Neuropedagogia e Psicomotricidade
Para mais informações clique aqui