DICAS PARA FAZER SEU RELATÓRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Top view mother working with kids -dicas para fazer seu relatório da educação infantil

Todo(a) professor(a) da educação infantil precisa, no decorrer do ano letivo, avaliar seus alunos através de um relatório, e essa avaliação é importantíssima para a coordenação, direção e, principalmente, para os pais com o intuito de melhor conhecer o aluno e como o mesmo se comporta em sala de aula.

Com o relatório individual de cada aluno, o professor consegue visualizar melhor o cenário de uma sala de aula e traçar novas maneiras de lidar com o aluno que se encontra com dificuldades de aprendizagem ou para o aluno que apresenta comportamento impróprio para o ambiente escolar – conversas paralelas, agressividade, desinteresse com as atividades, etc.

Mas você, professor, sabe fazer o relatório da educação infantil?

O relatório deve ser sincero e constatar os avanços (ou não) do aluno, além da interação aluno-professor e aluno-aluno. Mas para isso acontecer, é importante que o professor esteja com a turma desde o início do ano letivo, assim a avaliação será mais precisa. Vale ressaltar que o relatório não é apenas para descrever o lado negativo dos alunos, é importante destacar suas vitórias, assim como o seu progresso. Os aspectos afetivos também são essenciais. Recomendamos inclusive este artigo: Afetividade na Educação Infantil: a importância do afeto para o processo de aprendizagem

Caso a escola solicite a cada mês ou bimestre um novo relatório e você começou a lecionar no meio do ano, por exemplo, sugerimos que converse com os demais professores e/ou coordenação a fim de esclarecer mais sobre o comportamento dos alunos.

E agora, como fazer o relatório da educação infantil?

Falar, andar, brincar com outras crianças, ir para a escola e ali aprender milhares de coisas… As crianças estão descobrindo o mundo e aprendendo a lidar com seus sentimentos e emoções. Os educadores não podem ignorar que seus educandos, são seres que estão em desenvolvimento constante e isto precisa ser considerado, tanto quanto os conteúdos curriculares.

Com base em estudos realizados, vamos colocar aqui alguns pontos essenciais no momento da avaliação individual. Uma dica, é construir seu relatório considerando os temas, assim você consegue explanar com mais detalhes o desempenho dos alunos, além de deixar o relatório mais rico.

Indicamos a leitura do artigo da Revista Nova Escola, que aborda a importante questão da afetividade. Sugerimos que o relatório do aluno tenha também, um item para tratar deste tema. Quando paramos para pensar e escrever sobre o assunto, normalmente conseguimos identificar os pontos frágeis e as ações individuais, com o objetivo de melhorias e/ou superação das fragilidades.

Tema: Quanto à assimilação e fixação dos conteúdos
O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades;
O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor;
O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar lentidão;
O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.
Tema: Quanto a concentração e atenção às explicações em sala de aula
O aluno é participativo;
O aluno participa somente quando é solicitado;
O aluno não participa da aula. Demonstra apatia;
O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.
Tema: Quanto à correção
O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade;
O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila;
O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual;
O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.
Tema: Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas
Relaciona-se bem com todos os colegas;
Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar;
Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo;
Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.

A realidade da sala de aula, em 2020 mudou! Estamos dentro de uma pandemia que nos leva à aulas por videoconferências e portanto, muitas coisas  estão diferentes. Recomendamos a leitura do  Relatório escolar de aulas online durante a pandemia, Visto que adaptamos recursos, atividades e o relacionamento com as famílias e alunos. Estamos vivendo o novo.

O sucesso profissional decorre de esforço, criatividade, ousadia e sem dúvida, formação constante. Te convidamos para vir para o ICG Instituto da Consciência e realizar  nossa pós-graduação em Educação Infantil e Alfabetização: Currículo, Docência e Ludicidade.

Também temos inúmeros cursos de extensão, que permitem a atualização constante e a vivência da educação a distância. 

#icg #institutodaconsciencia #goiania #carreiraprofissional #posgraduacao