Perfil DISC como ferramenta de Gestão.

A gestão de pessoas a cada dia se torna mais desafiadora e exige mais dos seus gestores. Com isso, buscar alternativas e ferramentas que possa ajudar a assertividade e de extrema importância. As ferramentas de Assessment no ambiente corporativo se tornaram sinônimo de gestão profissional. Elas têm seguido a premissa do conceito CHA que serve para designar a identificação de conhecimentos, habilidades e atitudes para o aumento de desempenho do indivíduo.

Uma entre dezenas de ferramentas que vem mostrando cada vez mais força é a AVALIAÇÃO DE PERFIL DISC. Por nova que seja sua aplicação na área de gestão, suas primeiras aparições foram em 377 a.c com Hipócrates em Tessália – Grécia. Hipócrates definiu quatro temperamentos de personalidade, ligados aos quatro humores corporais. Seriam eles, Colérico (dominante) , Sanguinário (influenciador), Fleumático (apoiador) e Melancólico (consciente).

Cerca de cinco séculos depois de Hipócrates, o médico romano Galen propôs que os temperamentos fossem entendidos em termos de suas relações umas com as outras. Por exemplo, uma personalidade colérica (ambiciosa e forte) foi associada ao elemento fogo e tinha um oposto um temperamento fleumático (calmo e paciente) conectado com água. Embora as ideias menos científicas de Hipócrates e Galen tenham sido descartadas à medida que a ciência avançava, estudos com base nos quatro temperamentos continuam até os dias atuais. À medida que os conceitos por trás da personalidade começaram a ser investigados, foram surgindo novos modelos.

Um desses modelos foi desenvolvido pelo psicólogo e escritor americano William Moulton Marston, em seu livro Emotions of Normal People (emoções de pessoas normais), publicado em 1928. Este foi o primeiro livro técnico de AVALIAÇÃO DE PERFIL DISC. Marston originalmente chamou esses quatro fatores Dominância, Indução, Envio e Conformidade, embora agora carregam os nomes mais modernos e mais significativos de DOMINANTE, INFLUENCIADOR, APOIADOR e CONSCIENTE. Foi durante a década de 40 que a técnica de Marston chegou a ser reconhecida, quando foi adotada pelos militares dos EUA para ajudar no recrutamento durante a Segunda Guerra Mundial.
Tudo isso faz o DISC uma ótima alternativa de simples entendimento, fácil compreensão e com assertividade alta. Já ouviu aquele ditado “Faça o que você gosta que o dinheiro e consequência!”, agora imagina economizar custos trabalhistas, tempo, esforço apenas fazendo recrutamento e seleção de forma certa. Poder selecionar pessoas certas para as vagas onde elas vão conseguir render e principalmente dar RESULTADO, sem stress e com alto comprometimento . O mundo dos negócios vem mudando a cada dia e cometer menos erros pode ser a ponte entre o SUCESSO e a FALÊNCIA.
Se interessou pelo assunto? Venha para a Faculdade ICG e faça ADMINISTRAÇÃO ou GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS e conheça essa e várias outras ferramentas que auxiliam em uma gestão de EXCELÊNCIA . Vestibular Simplificado 2019. Agora é a hora!

Autoria: Lennon Malta (Acadêmico da Faculdade ICG do CTS de Recursos humanos)