Educação Infantil: atividades lúdicas como ferramentas metodológicas

Jogos, brinquedos e brincadeiras são inerentes ao universo infantil. Neste sentido, na Educação Infantil Atividades Lúdicas contribuem significativamente para a construção do conhecimento. Por meio desta prática, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo onde está inserida, aprende a respeitar o outro, a obedecer comandos, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente.

As Atividades Lúdicas desenvolvem na criança várias habilidades como a atenção, memorização, imaginação, ou seja, todos os aspectos básicos necessários para os processos de formação da aprendizagem.

O lúdico se constitui em um recurso pedagógico eficaz que permite à criança uma evolução cognitiva, social, ética e cultural adequada.

Em Educação Infantil Atividades Lúdicas são implementadas por meio de atividades com jogos e brinquedos. Assim, verifica-se uma indiscutível necessidade de capacitação dos professores que são os protagonistas do trabalho cotidiano na aprendizagem de seus alunos.

Todas as atividades que exigem atenção e concentração da criança, como os jogos e brincadeiras, auxiliam potencialmente no amadurecimento cognitivo, conseguintemente o lúdico é um estímulo indispensável ao desenvolvimento da Educação Infantil e Alfabetização.

Acesse o link e veja ideias para o desenvolvimento de Atividades Lúdicas: https://goo.gl/9i4FET

Prepare-se, seja um professor de excelência. Capacite-se na aplicação de diversas Atividades Lúdicas por meio da Pós-Graduação em Educação Infantil e Alfabetização: Currículo, Docência e Ludicidade da Faculdade ICG.

 

Leia mais sobre Educação Infantil Atividades Lúdicas, acessando o endereço eletrônico a seguir:

https://mariaaugustaclimadasneves.jusbrasil.com.br/artigos/111955220/a-importancia-das-atividades-ludicas-no-universo-da-educacao-infantil